Para muitos, eis aí a pergunta de um milhão de reais. Contudo, a resposta é mais simples do que a gente pensa: uma equipe terceirizada pode resolver problemas ou gerar problemas de acordo com a forma com que ela é conduzida pela empresa que a contrata.
Ou seja, a responsabilidade é de quem terceiriza.
Explicando essa premissa, imagine que sua empresa de logística de viagens esteja com o time interno sem horas de trabalho disponíveis para assumir uma demanda de atendimento, por exemplo. Aí, você contrata a melhor equipe terceirizada no seu setor de que se tem notícia. Contudo, não dá a ela o escopo de atuação correto ou as ferramentas iniciais para que o atendimento seja desenvolvido.
Nesse caso, não importa o quanto a equipe terceirizada esteja focada na excelência, cedo ou tarde você verá problemas no horizonte. Afinal, não cabe à empresa fornecedora da mão de obra decifrar o seu modelo de negócios… por outro lado, se você der todas as informações indispensáveis à tarefa para a qual a equipe foi solicitada, e a empresa prestadora desse serviço entenda do assunto, não se aflija. Há mais chances de sucesso que fracasso nessa empreitada.
Equipe terceirizada pode roubar minhas informações?
Uma pergunta recorrente feita pelos clientes é: se eu vou terceirizar pessoas para me ajudar em um problema, seja ele pontual ou frequente, esses colaboradores terão conhecimento dos meus processos e dos concorrentes, já que atuam nesse ramo para diversas empresas, certo?
Certo. Isso é real. Contudo, não significa que a equipe terceirizada vai roubar suas informações ou te passar “dados secretos” da concorrência. Quando fornecedores como a C2C Services desenvolvem esse tipo de contrato, a confidencialidade não vem só como cláusula, mas como valor profissional. Se esse é o potencial problema que te tira o sono, risque-o da lista.
Aliás, vale lembrar que, quando os serviços são terceirizados através de uma empresa especializada em outsourcing, como a C2C Services, a segurança aumenta consideravelmente, uma vez que não há conflito de interesses. Para se ter uma ideia, há muitas empresas que vendem terceirização para concorrentes diretos – e isso, sim, é um risco enorme.
Contar com empresas éticas que cedem equipes terceirizadas para trabalhar em logística de viagens é sempre uma solução válida.
Siga o líder!
Outra dúvida muito comum quando equipes terceirizadas entram em cena é: quem lidera esse time de profissionais, a empresa que contrata ou a empresa que fornece o serviço?
Geralmente essa questão é definida previamente, no diálogo antes da contratação dos terceirizados, e consta em contrato. Aliás, as regras do jogo sempre são definidas antes de seu começo, para evitar desgastes e, por conseguinte, a geração de problemas.
Na dúvida, releia o contrato e leve em consideração que, para a lei, quando há subordinação hierárquica entre um líder e um funcionário, há um vínculo empregatício. Em outras palavras, é sempre melhor contar com a equipe terceirizada como uma colaboração adicional, tratando-a com o respeito e a cordialidade que esse tipo de parceria merece.
Excelência obrigatória
Sabe por que não existem muitas empresas especializadas em terceirização de serviços em viagens? Porque não existem tantos especialistas no assunto quanto gostamos de pensar que existem.
Nesse caso, é impossível garantir a excelência em um contrato de equipe terceirizada, já que, provavelmente, a equipe não está por dentro de todas as necessidades desse setor em específico.
Na C2C isso é muito diferente: a excelência não é um diferencial competitivo, mas uma obrigação. Nossa equipe é formada por especialistas em atendimento e suporte emergencial para empresas de viagens e turismo com ampla experiência de mercado e inúmeros casos de sucesso.
Assim, se você nos contrata, o mínimo que você espera é que façamos corretamente as atividades que estão te impedindo de crescer. Em outras palavras, você quer que a gente resolva problemas, certo? E é isso que a gente faz.
Na C2C Services nós podemos te ajudar a entender as suas demandas, inclusive as de cunho estratégico, e ficaremos felizes em bater um papo e esclarecer as eventuais formas de suprir suas necessidades. Entre em contato com a gente e vamos, juntos, melhorar sua experiência com terceirização de serviços do seu setor.