A resposta simples e direta para essa pergunta é: sim, serviços de viagem podem ser terceirizados. Contudo, é interessante ir um pouco além na discussão para entender o que, como e quando fazer isso.

Partindo do começo, o primeiro ponto a considerar a terceirização em empresas de viagens e logística de pessoas é onde “mora” o gargalo da organização. Antes de procurar pelo outsourcing de equipes ou setores inteiros é fundamental saber identificar o que não está dando muito certo.

Por exemplo: se um obstáculo para a sua empresa é um alto volume de pedidos de ajuda aos sábados e domingos, por parte dos clientes, mas você não tem braço para atendimento aos fins de semana, os responsáveis por resolver os problemas nesses dois dias podem vir de fora. Em outras palavras, o atendimento em empresas de viagens em sábados, domingos e feriados pode ser terceirizado.

Outra possibilidade é estar com o orçamento enxuto – principalmente nesse ano de pandemia e queda abismal em receitas de turismo – e não conseguir contratar especialistas capazes de fazer operações de planejamento e estratégia de vendas de pacotes ou organização logística. Nesse caso, terceirizar também pode ser uma boa pedida.

“Ué, mas a empresa inteira pode ser terceirizada, então?”, você pergunta. E a gente responde: sim e não.

Confuso, eu sei, mas deixe-me explicar: obviamente, cada empresa tem sua essência e seu modo de se posicionar no mercado. Assim, quando um ou outro setor estão gerando gargalos aparentemente intransponíveis, é bom contar com uma ajudinha de fora para colocar a casa em ordem.

Nesse sentido, basicamente todos os serviços de que dispõe a empresa de viagens podem se beneficiar com a modalidade de outsourcing, mas isso não significa que sejam todos terceirizados ao mesmo tempo. É justamente por isso que o primeiro passo para saber quais serviços de viagem podem ser terceirizados é identificá-los corretamente. Qualquer coisa além do que é necessário pode resultar em despesas que não precisavam existir.

Principais serviços de viagens que se beneficiam da terceirização

Além do atendimento em horários “alternativos”, que exemplificamos ali em cima, outras áreas de uma empresa de logística em viagem e turismo podem gerar economia e (ainda mais) excelência através do outsourcing.

Veja quais delas podem se aplicar ao seu negócio:

Extensão da prestação de serviços

Mesmo durante a semana, se sua equipe estiver com mais demandas do que é possível para se organizar com excelência, terceirizar temporariamente uma equipe para dar uma mãozinha é uma boa alternativa.

Esse tipo de serviço não demanda processos seletivos para contratação, tempo de treinamento ou pagamento de encargos trabalhistas via CLT, já que todo o processo será assumido pela empresa de outsourcing.

Alocação temporária

Em tempos de pandemia, muitos profissionais – ainda que em home office – precisam se ausentar, seja para cumprir férias, atestados e licenças médicas ou até participação em eventos. Qualquer coisa que envolva aumento inesperado na demanda e precise de uma força de trabalho a mais pode ser considerado para a terceirização.

Representação de vendas

Empresas especializadas em logística de viagens e transportes de pessoas podem estar enfrentando inúmeros obstáculos em fechar vendas em 2020, o que é relativamente normal. Afinal, só agora o ano parece estar “começando” em setores de turismo, com a reabertura de destinos considerados seguros.

Que tal contar, agora, com uma equipe terceirizada capaz de fazer um planejamento estratégico de gestão comercial? Contratar especialistas no assunto pode estar fora do seu orçamento, mas uma empresa de outsourcing focado em viagens já tem esses especialistas na equipe – e você paga muito menos pelo serviço do que em uma eventual nova contratação.

serviços de viagem terceirizados

Esses e outros serviços de empresas voltadas ao setor de viagens, transporte e logística de turismo, no geral, funcionam muito bem a partir da terceirização – e o melhor: podem ser feitos a distância, o que facilita a vida de todos os envolvidos, principalmente em um cenário tão incerto para o contato físico.

Além disso, a terceirização reduz custos, seja de contratação ou alocação física de pessoal, e gera resultados reais, que podem ser mensurados a partir de relatórios customizados para cada projeto.

Quer conhecer mais vantagens da terceirização em viagens e turismo? Fale com a gente! A C2C Services está à disposição para te ajudar a analisar as melhores formas de contar com esse recurso dentro da realidade da sua organização. Entre em contato para bater um papo.