As demandas das agências de viagens, operadoras de turismo e consolidadoras são consideráveis. Além de atender clientes, efetuar reservas e emitir bilhetes, essas empresas precisam lidar, principalmente, com situações estratégicas, como parcerias com os fornecedores e forte relacionamento com clientes e prospects.

Gerenciar tanta coisa ao mesmo tempo pode tirar o foco do que é mais importante – o crescimento do negócio. Por isso, é interessante avaliar os gargalos que impedem a empresa de obter mais vantagens competitivas.

Por exemplo: a Central de Atendimento ao Cliente pode ter uma incidência enorme de solicitações, em especial nos feriados, férias e finais de semana. Deixar funcionários à disposição nessas datas para fazer os atendimentos pode não ser a melhor ideia. 

Com a terceirização de serviços nas empresas que lidam com turismo o trabalho fica melhor dimensionado, com a possibilidade de mais profissionais especializados estarem disponíveis para resolver as demandas do setor. Outra grande vantagem desse modelo é dispor de uma estrutura facilmente escalável para absorver o aumento da demanda e até mesmo ajustá-la em períodos de baixa.

Esse é apenas um exemplo da atuação do outsourcing, modelo que atende os serviços de que dispõem as empresas de turismo, levando inúmeras vantagens para o setor.

Por que terceirizar serviços de viagens e turismo?

À medida que o negócio vai crescendo é preciso aprimorar as estratégias para enfrentar as responsabilidades, que aumentam com o passar do tempo. As atividades diárias tornam-se excessivas, a ponto de a equipe não conseguir se organizar para dar conta de atender todas as tarefas.

investimento em terceirização

É aí que a terceirização entra: uma solução de contratação de mão de obra, mas sem vínculo empregatício, para a realização de atividades específicas. De forma geral, o outsourcing funciona como um braço da organização, que facilita a rotina, trata as demandas e resolve os problemas para que a gestão se ocupe com atividades mais estratégicas. 

Veja as principais vantagens do investimento em terceirização:

  • Terceirizar custa bem menos que manter a folha de pagamentos de colaboradores fixos;
  • Rápida substituição de profissionais, principalmente em momentos como folga, férias e afastamento por doença ou pedido repentino de demissão;
  • O serviço pode ser contratado por período integral ou apenas em momentos específicos para reforço no atendimento (como em horários alternativos, por exemplo);
  • Terceirizar garante profissionais capacitados e recursos tecnológicos para atendimento dos mais diversos setores da empresa.

Um dos pontos altos da terceirização está ligada ao maior retorno ao investimento  a médio e longo prazo. Isso porque, com o passar do tempo, você percebe que a estrutura organizacional vai rodar com muito mais eficiência, inclusive em momentos de alta demanda.

Os profissionais possuem capacidade para lidar com autonomia nas diversas frentes de trabalhos relacionados ao turismo, como atendimento, venda de pacotes e atualização de cadastro de clientes. A produtividade pode ser conferida diariamente através de relatórios e reuniões e acompanhamento de metas, sem que o gestor tenha preocupação com fechamento de folha de pagamento, encargos trabalhistas ou em estabelecer a escala de plantão.

Com esse modelo de serviço, a empresa consegue trabalhar com uma estrutura mínima e custo mensal fixo, levando a uma margem de lucro maior.

As desvantagens desse investimento ficam por conta dos custos que a organização tem para desligar os funcionários que já estão na casa, se essa for a alternativa escolhida. A terceirização de serviços de viagens e turismo pode tanto complementar a equipe já existente – com a atuação em horários e dias alternativos aos comerciais, por exemplo – ou substituir todo o setor já contratado.

Nesse segundo caso, a mudança pode gerar um baque momentâneo no orçamento, mas o retorno no investimento em terceirização ocorre em curto prazo. 

 

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