A pandemia pegou todos os setores da economia de jeito, deixando gestores e empresários, em um primeiro momento, sem saber que caminho seguir. Mas uma coisa não se pode negar: a gestão hoteleira foi um dos mercados mais atingidos dessa crise.
Com as cidades fechadas, as reservas de hospedagem despencaram desde março de 2020.
Como o Brasil é um país de muitos atrativos turísticos e eventos de negócios, muitas pessoas não veem a hora disso tudo passar para retomar suas visitas em destinos nacionais, curtindo a tranquilidade de um bom hotel.
Por mais que as taxas de ocupação do setor estejam pequenas, ainda existem pessoas buscando os serviços hoteleiros por muitos motivos, inclusive a negócios. O fato é que os serviços de hospedagem precisam estar preparados não só para enfrentar a segunda onda da pandemia, como também para a retomada da economia.
Preparamos algumas dicas de gestão hoteleira para atrair clientes e reduzir custos do seu negócio enquanto ainda não temos a possibilidade de ver a casa cheia.
Não perca seu cliente de vista
Embora as reservas estejam em baixa, é importante desenvolver uma relação com os clientes para negócios futuros. Você pode, por exemplo, apresentar as mudanças realizadas no hotel por conta da pandemia, além de se mostrar disponível para dar as informações que eles precisarem 24 horas por dia.
É preciso ter em mente que manter os relacionamentos nesse momento desafiador pode soar como uma atenção especial e, portanto, um diferencial que pode ser lembrado pelo cliente no momento de decidir para onde ir, e onde ficar, quando a rotina voltar ao normal.
Faça promoções
O momento pode não ser o ideal para viajar, mas os hotéis podem tentar driblar a crise oferecendo pacotes de fim de semana ou temáticos, como no dia dos namorados, por exemplo, para um público reduzido – com 50% de ocupação máxima, digamos.
Em um período de ondas altamente restritivas, como a que muitos municípios vivem, oferecer descontos promocionais pode demonstrar falta de sintonia com a situação sanitária enfrentada no país. Então, antes de apostar nessa saída, analise o cenário da sua cidade, desenvolva um plano de marketing e o aplique na hora certa.
Pise no freio com os gastos
Em tempos de crise, a ordem é reduzir custos. Se existe um grande projeto a implementar, guarde-o e espere o momento propício para isso. O presente requer observação nos movimentos que estão acontecendo no mercado – e pisar no freio com os gastos é essencial para não se endividar a troco de nada.
Faça uma avaliação de setores que podem ser terceirizados ou colocados em stand by, realoque profissionais, adote o sistema home office para setores administrativos e procure reduzir os gastos com custo fixo, como aluguel.
Outro ponto importante na gestão de hotéis é a escolha de fornecedores. Busque contatos não somente pelo preço e qualidade, mas, também, por maior prazo para pagamento, desconto em compras maiores ou que ofereçam algum tipo de bonificação.
Aposte na reserva direta
Hoje muitos clientes fazem suas reservas por meio de intermediários. Só que essa não é a melhor solução, já que essas plataformas cobram comissão por venda. É preciso equilibrar ao máximo as vendas entre as OTA (como Booking, Hoteis.com, etc.) e as vendas diretas do hotel, a partir de seu site e setor de reservas.
Ao conquistar esse equilíbrio, a empresa não fica refém das altas comissões que as OTAs cobram – e o dinheiro que se “economiza” nessa frente pode servir de investimento em marketing digital para que os clientes cheguem diretamente aos canais de venda direta do hotel.
Afinal, embora os sites sejam mais uma opção para os clientes chegarem até o seu empreendimento, o ideal é que o hotel consiga fechar diretamente com os clientes sem pagar comissão. Por isso a necessidade de se planejar e criar estratégias para tornar esse atendimento mais próximo da realidade, utilizando canais de comunicação do próprio hotel, como telefone, Instagram, Facebook e WhatsApp.
Terceirização do setor de reservas
Terceirizar o setor de reservas do hotel é a melhor decisão para o setor hoteleiro, seja em momentos de crise ou não. Além de equilibrar os custos, essa estratégia garante serviços de alta qualidade, profissionais com expertise no assunto e recursos tecnológicos que vão apoiar toda a operação da rede hoteleira.
Isso tudo sem a necessidade de contratação e demissão de pessoal, o que já gera economia também na falta de necessidade de treinar equipes para essa finalidade.
No Brasil, a C2C Services se destaca na gestão hoteleira. A empresa oferece outsourcing de atendimento humano para os hotéis, com estrutura própria para trabalhar 24 horas por dia, 7 dias na semana, podendo reforçar o time em momentos de alta demanda.