O mercado de logística de viagens e turismo passa por um ano desafiador – tanto que é bem possível que o setor seja marcado por “antes e depois de 2020”. Se, antes, o mercado rendia infinitos obstáculos, não há nada no horizonte que mostre que o “depois” vai ser fácil.

Mas, espera aí, não há razão para o desespero! É justamente em crises que oportunidades e inovações surgem para que encontremos saídas alternativas. No caso do setor de turismo e viagens, por exemplo, uma excelente forma de encarar os desafios que 2020 nos traz é contar com a terceirização especializada.

Para que os gargalos das empresas de turismo sejam neutralizados pelo chamado “outsourcing”, é preciso que você esqueça a ideia da terceirização como uma relação distanciada entre a sua empresa e seu prestador de serviços e, por conta disso, uma eventual fonte de novos problemas.

O outsourcing para turismo age no extremo oposto dessa ideia. A proposta é agregar à estrutura da empresa de turismo a partir de tarefas operacionais ou planejamento estratégico para que os obstáculos atuais de cada negócio sejam minimizados.

Em outras palavras, é como contratar não uma pessoa, mas um coletivo de especialistas para dar conta do recado que 2020 nos mandou. Ou seja, para trabalhar com foco em um novo turismo é preciso estar aberto a novas ideias.

Veja, abaixo, 5 principais gargalos das empresas de turismo que podem ser neutralizados pelo outsourcing:

#1 Organização de processos

O mercado de viagens ficou fechado mundialmente por boa parte do ano de 2020. Países fecharam fronteiras, companhias aéreas deixaram de fazer voos e muita coisa mudou para quem trabalha diretamente com a operação desse tipo de logística.

As empresas de turismo que, antes, tinham um processo minimamente linear – captar, ofertar, vender, prestar o serviço, agradecer e ofertar outro produto – podem encontrar muitos obstáculos para continuar fazendo isso a partir de agora.

A razão? Consumidores de viagens e turismo vão ficar mais atentos sobre as medidas de segurança, fazendo com que as empresas consigam comprovar, de antemão, que não apenas o destino escolhido para o pacote é interessante, mas, também, viável para o público que o solicita.

O dinamismo dessas mudanças, que pegam muitos gestores de surpresa, pode ser um trabalho estratégico para o outsourcing de viagens e turismo. Empresas terceirizadas podem reorganizar os processos de forma que as alterações do “novo normal”, em relação aos anos anteriores, sejam observadas e garantidas pela equipe interna da sua organização.

#2 Atendimento

Se, por um lado, os clientes vão mudar a forma de consumir produtos e serviços de empresas de turismo, por outro a necessidade de uma resposta rápida dessas empresas continua sendo prioridade.

Então, caso a sua companhia não tenha, ainda, braço ou infraestrutura para prestar atendimento depois do horário comercial, aos fins de semana e feriados, melhor procurar o quanto antes pela terceirização em logística de viagens.

A eficiência no atendimento vai dar o tom dos próximos meses e pode ser a diferença entre manter o negócio com saúde financeira, apesar da crise, ou perdê-lo completamente. Por isso, precisamos falar: sua capacidade de atendimento rápido precisa ser prioridade ainda esse ano.

#3 Capacitação da equipe

Mudanças pontuais ou duradouras sempre são temas para cursos de reciclagem envolvendo equipes – e, quanto mais pessoas estão nesse processo, mais dispendioso é o investimento que a empresa tem que fazer. E, a essa altura do campeonato, você já viu que capacitar-se para o pós-2020 não é mais uma escolha…

… mas há uma solução tão boa quanto treinar as equipes internas: contratar especialistas de fora que já estão treinados para isso, a partir da terceirização dos serviços de viagem. Empresas que ofertam o outsourcing já pagam todos os cursos e reciclagens de sua própria equipe. Assim, quem contratar seus serviços estará contando com um time externo já familiarizado com as últimas inovações do setor.

#4 Centralização de informações

Terceirizar serviços para sua empresa de turismo e viagens pode ser uma forma de garantir a gestão do conhecimento, uma vez que a equipe externa tem um padrão de atendimento fixado e pode repassá-lo em relatórios e compilações de dados.

A vantagem do outsourcing nesse item é agregar valor ao time principal da sua empresa e centralizar as informações de forma que elas independam de um único indivíduo. Assim, se o seu chefe de setor resolver parar de trabalhar na sua empresa, ao invés de perder todo o conhecimento que ele carrega, você conseguirá manter um log atualizado para novos colaboradores.

#5 Pós-venda

Quantas vezes você já esqueceu que existe o pós-venda – e ele é mais “barato” do que captar novos clientes? Isso mesmo: fidelizar é bem mais econômico que atrair, já que as pessoas já conhecem a qualidade do seu serviço e, portanto, não precisam ver anúncios para se convencer disso.

O problema é que, com tantos afazeres diários em uma empresa de turismo, essa etapa tão importante pode acabar ficando de fora da rotina, mesmo quando não deveria.

Se sua equipe está sem tempo para se comprometer com a demanda do pós-venda, a terceirização pode te ajudar. Com o outsourcing é possível monitorar a atividade dos clientes e ofertar novos produtos e serviços de acordo com cada perfil, sem depender dos agentes da sua empresa para isso.

Vale a pena principalmente para não perder o relacionamento com o cliente, que é essencial para os negócios e, muitas vezes, esquecidos pelos gestores.

outsourcing de turismo

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