É difícil encontrar um segmento no mercado que não tenha aderido ao outsourcing de operações. A necessidade de focar nas estratégias do negócio muda a percepção das empresas, desobrigando-as de gerir, com equipe interna, áreas não prioritárias – ou minimamente estratégicas.
No setor hoteleiro não é diferente. O potencial turístico do Brasil fez aumentar o investimento em hotéis, que têm demandas amplas, variadas e dinâmicas, exigindo profissionais especializados para prestar os serviços.
No entanto, coordenar equipes, fazer processo de seleção, contratar profissionais e gerenciar folha de pagamento tomam tempo e onera o orçamento da organização.
Como resolver esse problema? Com terceirização – ou outsourcing.
O que o outsourcing pode fazer pela hotelaria
A subcontratação de mão de obra na hotelaria busca melhorar o desempenho das atividades e reduzir custos para a contratante. Afinal, quanto mais obrigações corporativas a cumprir, mais difícil fica dominar todos os processos.
Por isso o outsourcing é a melhor alternativa, pois possibilita a concentração de esforços nas atividades prioritárias, deixando as demais a cargo de uma empresa confiável, que exerça tal função com eficiência.
Para uma melhor compreensão dessa prática, selecionamos 3 principais tipos de outsourcing de operações em hotéis:
Serviços administrativos
O serviço administrativo é uma das demandas mais burocráticas do setor hoteleiro. Geralmente envolve financeiro, contabilidade e recursos humanos.
Esses serviços rotineiros tomam tempo e devem ser feitos, indispensavelmente, por um especialista no assunto. Com a terceirização, esse especialista é alocado, mas a empresa contratante não precisa pagar os encargos trabalhistas dessa parceria.
Serviços operacionais
As atividades operacionais em um hotel propiciam o funcionamento pleno do estabelecimento. Estamos falando de serviços de camareira, cozinha, lavanderia e manutenção.
Como o número de colaboradores dessa área é alto, o outsourcing permite contratar mais mão de obra a valores acessíveis.
Atendimento
A área de atendimento faz a ponte entre o cliente e o hotel, e pode ser considerada uma área sensível, já que é nesse setor que inúmeros problemas são resolvidos. Considera-se atendimento o trabalho de recepcionistas, gestor de reservas, SAC, entre outros.
A solução da C2C Services para o seu hotel
Independentemente do tamanho do hotel, é possível contar com soluções que otimizem a produtividade do trabalho e minimizem custos. O Hotel Services é um serviço inteligente da C2C que garante excelência nas funções hoteleiras e equilibra o orçamento das organizações de pequeno, médio e grande porte.
Ele incorpora tecnologia moderna e profissionais qualificados a recursos inteligentes, que apoiam a operação com base em estrutura compartilhada. Para isso, atuamos nas seguintes frentes:
- Complementar sua força de trabalho em momentos de alta demanda;
- Reforçar sua estrutura de captação de clientes;
- Aumentar a abrangência do seu mercado potencial;
- Ampliar o horário de atendimento.
O setor hoteleiro é um segmento viável o ano todo. Contudo, períodos com maiores altas, como férias, carnaval, feriados prolongados e eventos específicos, necessitam de atendimento ampliado, pois os clientes buscam contato a qualquer hora e por diferentes canais.
E, com o crescimento constante das reservas online integradas automaticamente nos sistemas dos hotéis, o volume de interações pessoais vem sendo reduzido. Dessa forma, montar uma estrutura própria para trabalhar 24 horas com reservas pode ser incompatível com uma lógica de custos compensadora – mas é preciso corresponder às expectativas do seu público.
A C2C conta com uma estrutura segura e econômica para atendimento aos clientes, em que oferecemos:
- Ampliação da capacidade de atendimento com uma equipe confiável;
- Atendimento omnichannel: acesso via -email, chat, Whatsapp, Messenger, redes sociais e telefone;
- Atendimento em períodos de alta demanda;
- Redução de até 70% os custos com reservas.
Assim sendo, a C2C possibilita a disponibilidade para contato a qualquer hora, em qualquer canal, aproximando o cliente ao hotel de forma espontânea, clara e eficiente.
Se você acha que o outsourcing faz sentido para a realidade do seu hotel, venha bater um papo com a gente! Estamos à disposição para mostrar toda a gama de serviços que podem otimizar sua operação.