Até pouco tempo atrás o marketing digital era apenas uma promessa, e poucas empresas faziam uso das plataformas sociais de forma pontual. Hoje, a situação mudou – e para melhor. As ferramentas digitais se transformaram em um conjunto de recursos estratégicos importantes em todos os segmentos de negócio.
Inclusive para os diversos players do setor de turismo.
Por ser uma solução dinâmica e imediata, o marketing digital possibilita que as empresas potencializem seus ganhos e tenham mais competitividade a partir do relacionamento direto com os potenciais clientes.
De maneira geral, esse tipo de comunicação envolve ações produzidas nos ambientes online com o intuito divulgar produtos e serviços, aumentar vendas, conquistar novos clientes e estreitar o contato com os mais diversos públicos.
Para as PMEs, em especial, o marketing digital pode fazer milagres, quando bem trabalhado. Campanhas de publicidade milionárias não cabiam no orçamento dos pequenos empreendimentos, deixando-os de fora, muitas das vezes, dos olhos mais atentos dos consumidores. Isso muda de figura com as ferramentas da internet: o marketing digital não só inovou como também democratizou a forma de se relacionar com os clientes.
Diante desse cenário, as empresas ligadas ao turismo passam a utilizar os canais digitais próprios, como site, perfis em mídias sociais, Whatsapp e Telegram para criar uma relação de confiança entre o hotel e seus clientes.
A importância do marketing digital para as empresas de turismo
O marketing digital oferece oportunidades para que o consumidor pesquise os melhores preços e destinos, aproveitando promoções em passagens aéreas, hospedagem e passeios, além de descobrir novos atrativos turísticos.
Do lado das empresas, as vantagens também são visíveis. Veja as principais razões pelas quais é interessante colocar o marketing digital no radar dos negócios:
Maior visibilidade
Não é necessário dispor de um orçamento gigantesco para colocar em prática ações que gerem maior visibilidade ao seu empreendimento. Existem muitas estratégias de posicionamento de marca no marketing digital que reforçam a sua presença no mercado e, consequentemente, aumentam sua visibilidade.
Se informações sobre o seu hotel, por exemplo, não são encontradas nos sites de busca, seu cliente não vai entrar em contato. Grande parte das visitas às páginas são resultados dos mecanismos de busca, como o Google – e quem não é visto ali não é lembrado.
O investimento em marketing digital voltado à performance do seu site pode te ajudar a aparecer na primeira página de pesquisa, o que é essencial para que você venda mais por esse canal do que por sites intermediários, como Booking e Trivago.
Medição de resultados
As ações de marketing realizadas no setor de turismo não são aleatórias e nem obtêm resultados pontuais e, justamente por isso, são medidas através de ferramentas analíticas.
Nesse sentido, é possível saber, por exemplo, se as reservas são realizadas com mais frequência por site, redes sociais, WhatsApp ou telefone – informações que a terceirização do setor de reservas de hotéis também vai compilar no objetivo de melhorar sua estratégia de marca.
Acompanhamento da jornada de compra
Em um modelo convencional, o cliente pode entrar no seu estabelecimento, questionar algumas coisas e sair sem fechar o negócio. No meio digital, o segmento turístico consegue acompanhar toda a jornada de compra desse possível cliente.
Ou seja, ele vai entrar no seu site, buscar conteúdos, informações, preços e outras informações para as quais o marketing pode dar um empurrãozinho no consumidor rumo à tomada de decisão.
Em outras palavras, mesmo que o cliente não se hospede no seu hotel ou alugue carros na sua agência, é possível criar um relacionamento com ele e promover ações focadas na conversão desse cliente no futuro.
Aumento das solicitações de atendimento
As ferramentas de marketing digital podem ser um canal imediato de conversão: uma simples visita a um site ou perfil de Instagram tem a capacidade de virar uma venda direta. Contudo, é preciso acompanhar o aumento de solicitações de forma a não deixar seu potencial cliente esperando por uma resposta.
Sim, o marketing digital é uma extensão da sua empresa que está visível 24 horas por dia, sete dias por semana, e é imprescindível levar isso em consideração ao se posicionar em ambientes online. Afinal, frustrar o consumidor pela falta de atendimento é tão ruim quanto não deixá-lo saber que você existe.
A solução para o impasse está na terceirização do setor de atendimento, serviço prestado pela C2C Service. Por aqui, incorporamos a tecnologia mais moderna e profissionais qualificados ao dia a dia da sua empresa com recursos inteligentes que vão apoiar sua operação.
No baseamos em estrutura compartilhada para:
- Complementar sua força de trabalho em momento de alta demanda;
- Reforçar sua estrutura de captação de clientes;
- Aumentar a abrangência do seu mercado potencial;
- Ampliar seu horário de atendimento.
A C2C Service atende empresas do setor de turismo de todos os portes, e você conta com uma estrutura segura e econômica para atendimento aos clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana – do jeitinho que o marketing digital pede.
Se você quer reduzir custos com o marketing online e ampliar sua capacidade de atendimento com uma equipe confiável, entre em contato com a C2C Service. Oferecemos atendimento em todos os canais digitais e reforçamos o seu time em momentos de alta demanda.